terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tom Jobim e Vinicius de Moraes


Hoje pretendo deixar uma homenagem a duas personalidades da cultura brasileira que pela sua genialidade se tornaram património mundial...Duas pessoas que admiro profundamente. Acho piada quando vejo brasileiros a encherem-se de orgulho a falarem do seu futebol e dos seus craques passados e presentes...Para mim a maior herança que o Brasil deixou para o Mundo não foi o futebol,nem é o futebol o motivo que mais deveria encher de orgulho os brasileiros,mas sim o facto de o Brasil ser o país de dois génios...a palavra aqui soa tão mal,porque estas duas personalidades estão num grau acima de génio...
.
Uma vez li um texto de um fã espanhol que agradecia o facto de estes dois terem existido e termos todos tido a sorte que eles se tenham juntado numa sociedade perfeita entre harmonia e contudo, parecem uma dádiva dos céus para que todos nós os comuns mortais pudéssemos desfrutar de canções e poemas que parecem escritos não por pessoas mas por anjos.
.
Falo de Vinicius de Morais e Tom Jobim. Para mim eles são dois dos maiores génios não apenas da música brasileira,mas da música mundial...Acho que dotaram os sentimentos de outra profundidade, a percepção de todos nós em relação a eles passou a ser mais doce, mais profunda pela forma como eles os conseguiram pintar nessa linda tela que foram todas as suas obras....
.
Vinicius tem uma obra de poesias belíssima e juntou-se ao excelente compositor Tom Jobim para fazer alguns dos grandes clássicos da música brasileira e juntamente com outros imortais como Toquinho e outros foram os grandes percursores do movimento Bossa Nova...Talvez dos mais bonito que a música já conheceu...Músicas como a Garota de Ipanema que é a música brasileira mais tocada e interpretada de todos os tempos e marca um estilo, um movimento cultural.
Por vezes imagino como seria viver nesses tempos de explosão cultural em que tantos génios imortais conviviam e trabalhavam em conjunto para deixarem tão belos pedaços de arte para gerações e gerações...imagino como seria assistir aquelas festas no Rio nos cafés típicos em que a bossa nova rolava até às tantas da manhã e nunca era tarde para se deslumbrar com as palavras....Palavras que ficaram eternizadas na grande obra destes dois...
.
Gostava de encontrar palavras,as palavras certas,mas a verdade é que perante algo tão irrealisticamente perfeito como nunca vi,todas as minhas palavras parecem idiotas...
.
.
Hoje deixo-vos aquela que é para mim uma das mulheres músicas de todos os tempos acompanhada por um dos poemas que mais gosto de Vincius de Moraes,o soneto da fidelidade.
.
Eu só posso agradecer o facto de por obra de algo superior estas duas personalidades tenham existido e todos tenhamos tido a sorte que ambos se tenham encontrado....Eram como almas gémeas, nunca nada fez tão sentido como as letras de um e as brilhantes composições do outro...Talvez a maior sociedade alguma vez criada na história da música...
.
Sinto-me um verdadeiro privilegiado por poder ter sido tocado pela sensibilidade, profundidade e beleza dessas duas mentes brilhantes que são Vinicius de Moraes e Tom Jobim...
.
Para todos os que por este blog passem, aqui fica para escutar e acima de tudo sentir cada palavra deste clássico não só da música brasileira mas mundial...
.
"Eu sei que vou te amar" de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, na voz de Maria Creuza e com a declamação do poema "Soneto de Fidelidade" a cargo do imortal e inigualável Vinicius de Moraes... Parece impossível que seja possível alguém conseguir imprimir tanta emoção,tanta ilusão e ao mesmo tempo realidade cravada em cada instante nesta sonoridade tão bela e palavras tão brilhantes...O Mundo não pára de nos surpreender com estes pequenos momentos de pura...magia. Obrigado Tom Jobim e Vinicius por, nem que seja por minutos ,encheram a vida das pessoas de magia e arrancarem-nas do marasmo que é deixarem-se guiar apenas por coisas mundanas e não apreciarem estas autênticas obras de arte...


.



Eu sei que vou te amar/ Soneto da Fidelidade (composição Tom Jobim, Vinicius de Moraes)

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
.
Soneto da fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

Sem comentários: