quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Uma cidade, uma história, um amor...

A pedido de muitas famílias...
Uma curta retirada de um excelente filme: Paris Je T´aime
Um excelente filme, que basicamente é a junção de várias curtas de excelentes realizadores. O repto lançado a todos eles, foi filmar uma história de amor com Paris como pano de fundo...
.


Há cidades que têm um efeito mágico, de encantamento, que nos percorre o imaginário por entre aqueles momentos em que estamos acordados mas sentimos que a nossa mente viaja por aquelas ruas que um dia percorremos.
.
Uma cidade pode ser a partilha de uma história, a projecção de um sonho, a expressão de um sentimento...por vezes há cidades que conseguem fazer-nos sentir....Que nos vêm e compreendem, ou pelo menos sentimos que mesmo não sendo nossa, parece que sempre a vislumbramos ao longe, é como que se pressentissemos que houvesse um lugar que nos despertasse esse conforto, de estarmos longe de casa e ao mesmo tempo sentirmo-nos tão preenchidos...
.
Há locais assim...Cidade ou não.
.
A cidade que desde sempre me fascinou e para a qual só capaz de viajar e me encontrar vezes sem conta quando me permito a desviar do caminho certo e linear do dia a dia.´...que relembro, revivo, e com isso me sinto revigorado...
.
Uma cidade pela qual me apaixonei e acho que já me tinha apaixonado ainda antes de ela sequer me acolher...Por entre as suas ruas,as suas sombras... o frio que me aconchega, a chuva poética que por vezes me abraça, o céu que de cores diferentes faz com que a cidade ganhe outro sentido... O passado e tradição a tocar com o futuro...As artes e o espectáculo, a idéia de pluralidade,paixão e a idéia de ver tantas pessoas à procura de naquela cidade realizarem um sonho.... Revejo-me nela...Nela consigo imaginar uma série de memórias que nunca criei...nela, um momento até mesmo de solidão pode ser transformado num momento de felicidade...diferente de todos os outros momentos...Porque somos felizes por pequenos pormenores...Ninguém nos está a despertar essa felicidade...somos apenas nós e aquela cidade enorme em que para ele nós somos microscópios e apenas uma das várias histórias que acolhe nas suas ruas...Mesmo sozinho, naquela cidade acho que seria capaz de nunca me sentir vazio...
.
Um dia sonhei viver naquela cidade, nem que fosse um ano apenas... Por isso, é engraçado como por vezes o local não é apenas o meio, ou o cenário, é mesmo o objectivo e sonho a cumprir...
.
Esta é a minha cidade( não desfazendo da minha amada cidade do Porto;))...:


Sem comentários: