domingo, 27 de setembro de 2009

30 anos de Xutos



Ontem foi uma data histórica para a melhor banda da história da música portuguesa. Os Xutos comemoraram 30 anos de uma carreira ímpar na música portuguesa, num concerto que deve ter sido memorável no Estádio do Restelo. Com muita pena minha não pude estar lá para contar...
.
Os Xutos são talvez a 1ª banda de que fui verdadeiramente fã. Em miúdo e principalmente na minha adolescência aprofundei o meu conhecimento pelas suas músicas e eram mesmo de forma destacada a minha banda favorita. Era um fanático dos Xutos, ao ponto de ainda no secundário ir para as Queimas das Fitas e arranjar forma de entrar mais cedo no recinto para poder guardar lugar na 1ª fila e sempre a fazer o X com os braços e a cantar e saltar de príncipio ao fim, totalmente absorvido por aquele som e energia, deslumbrado por aqueles monstros de palco.

.
Lembro-me em miúdo de ter grande discussão com os meus pais,porque não me deixaram ir ver um concerto dos Xutos a uma escola perto de minha casa...O meu irmão assustou-os que poderia ser perigoso etc apenas para arranjar desculpa para não me deixar ir com ele e com os amigos...
.
Adorava Xutos. Rapidamente adquiri todos os seus cds,mesmo os mais antigos... Perdi a conta aos concertos que vi deles, ao ponto de já conhecer o alinhamento de cor e até as frases que o Tim diria...Já tinha aquelas discussões de fãs de quem era a verdadeira alma dos Xutos e ficava no final dos concertos para tentar falar com eles...
.
Sempre adorei nos Xutos o Kalu, e o grande guitarrista Zé Pedro.
.
São os Stones portugueses dizem. Para mim,são uma banda que me acompanhou desde sempre...Como aqueles velhos amigos, que não precisamos de estar em contacto os dias todos,mas qque nunca esquecemos.

Hoje já não oiço tanto Xutos como antes,tenho gostos musicais mais alargados,mas continuo a admirá-los e continuo a comprar todos os Cds que eles lançam, mesmo que saiba que estes Xutos já não têm a genialidade, o Rock e o brilho dos Xutos de há anos atrás...Talvez o último grande Cd à Xutos,foi mesmo os Dados Viciados... Talvez o album que me fez despertar ainda mais para eles e tornar-me um verdadeiro fã e conhecer a obra toda, ao ponto de, hoje em dia não haver uma música que eu não conheça dos Xutos...Mas os Dados Viciados e em particular a música "Dá um mergulho" por tudo o que significou naquela época para mim e as recordações que ficaram dessa época, marcou bastante, tal como depois marcariam muitas outras...

Cá fica o videoclip...Data de 1997...Saudades só de rever...



.
.
Falar de Rock em Portugal é falar em Xutos e Pontapés. Admirável ver miúdos de 12 ou 13 anos a hoje conhecerem-nos,admirarem-nos e a irem aos seus concertos, tal como era se calhar para outra geração quando me viu com os meus 14 ou 15 anos a ir para os concertos curtir músicas que foram escritas se calhar eu ainda nem havia nascido ou nem sabia falar ainda...
.
Isto é o fenómeno Xutos e o grande desafio de uma banda...Mantêm-se no topo. Conseguiram o grau de serem imortais e património histórico da música em Portugal. São unânimes e arrastam públicos dos 8 aos 80 ainda hoje. A sua música e a sua atitude permaneceu sempre jovem e irreverente mesmo com o passar de 30 anos desde que se juntaram para fazerem umas músicas Rock...
.
Neste último album,mostraram que ainda são capazes de ser bem mordazes e críticos em relação à sociedade portuguesa, como foram noutros tempos... A música "Sem Eira nem Beira" com alusões a um tal "Sr. engenheiro" que deu muito que falar, é a prova disso... E ainda conseguem melodias como o "Perfeito Vazio" que já mereceu inclusive, um post aqui neste blog.
.
Músicas são muitas que ficam na minha memória: Vida Malvada, Para Sempre, Contentores, N américa, Dados Viciados, Estupidez,Mundo ao Contrário, Barcos Gregos, Para ti Maria,Esquadrão da Morte, Negras como a Noite,Remar Remar, Tonto, Não sou o único, Só,Dia de S. Receber,Longa se torna a Espera, Enquanto a Noite Cai, Circo de Feras,Manhã Submersa, Tu aí, Inferno, 1º de Agosto...Muitas mais ficam por escrever...São muitas músicas que fazem parte do meu imaginário e que acompanharam o meu crescimento. No entanto, parece-me que a música que deveria escolher para homenagear os Xutos teria que ser esta

Afinal são 30 anos que eles viveram e marcaram gerações e gerações sempre à sua maneira:




Obrigado Xutos por estes 30 anos, e fica o desejo que comemorem ainda muitos. Sempre à vossa maneira.

Sem comentários: