terça-feira, 18 de agosto de 2009

Oasis





Já dediquei um post a eles.Mas um é pouco. Trata-se da minha banda favorita, da melhor banda do Mundo e de dois ídolos, duas lendas.
Os manos Gallagher há anos entre várias mudanças de formação são a alma dos Oasis.
Noel o gênio que escreve e compõe como poucos, Liam a derradeira estrela Rock. Já não existem volcalistas com a postura de Liam., com o seu atrevimento, com a sua arrogância e o seu life style de estrela Rock. Os seus fu** o** para tudo e mais alguma coisa,a sua atitude em palco tornam dele uma figura mítica.
.
As inúmeras polémicas seja a criticar outras bandas e a sua capacidade para se envolver em polêmicas mas sempre com o seu estilo único. A junção da genialidade de Noel e da voz suja de Liam e a sua atittude fazewm dos Oasis a melhor banda do Mundo. Aquela que sobreviveu ao grnade movimento da Britpop com bandas a destacarem-se como os Suede, Pulp,Elastica e os seus grande arquirivais na battle of the Britpop os Blur.
.
Nos anos 90 a Britpop rebentou como forma de resposta ao movimento Grunge que vinha dos EUA, devido principalmente aos Nirvana e ao facto de influenciar a que as bandas britânicas seguissem essa onda.
.
Daí apareceram uma série de bandas que como forma de resposta apareciam com um som diferente, influenciado pela década dourada dos 60 e 70 da música britânica, com letras que apelavam ao sentimento inglês e aos problemas do dia a dia dos habitantes da Grã Bretanha que enssa época vivia uma mudança política iminente.
.
Ficou para a história o pico deste movimento quando os Blur decidem adiar o lançamento do seu album com o single Country House para o mesmo dia que Oasis lançariam o seu novo album Whats the Story (Morning Glory) através do single Roll With It.
País parou, os telejornais não falavam de outra coisa, as acusações entre as bandas e o chamado talk trash não parava entre membros da banda.
.
No Top of the Pops descobriu-se que haviam sido os Blur a entrar directamente para o 1º lugar, vencendo a batalha aos Oasis. Mas estes venceram a guerra... Quando nos EUA uma editora encontrou a música que os lançaria a nível Mundial...Wonderwall.
Os Oasis a partir daí esmagaram qualquer outra banda e entrara no mercado americano de forma que os Bur nunca haviam conseguido.
.
Enquanto os Blur e todo o movimento britpop foi morrendo,os Oasis ficaram. Perderam a batalha do single,mas ganharam a guerra.
Ao contrário dos Blur que vinham da classe média tentando escrever problemas e associar-se à classe trabalhadora...Os Oasis eram de facto uma banda da classe trabalhadora e origens modestas vindos da industrial Manchester.
.
.
Hoje é impossível pensar em Manchester sem pensar em Oasis, assim como é incrível que apesar de problemas com drogas, polémicas e discussões entre os irmãos e o temperamento difícil de Liam, os Oasis continam aí, com grande som, grandes temas que farão para sempre parte da cultura Pop Rock. Alguém disse que Liam era a última grande estrela puramente Rock que ainda se portava e vivia como tal.
.
Há coisas que vivem para Sempre... Afirmações como as de Noel " Não acho que sejamos arrogantes , apenas achamos que somos a melhor banda do Mundo" ou de um jovem Liam em 1995 quando os Oasis apareceram que já tinha a audácia de dizer " Nós somos os Beatles e os Stones "
.
Fãs confessos da banda de Liverpool, é impossível não notar uma série de pequenas homenagens que os Oasis fazem a essa mítica banda, que vai desde o nome(Oasis é o nome de um bar de Manchester aonde os Beatles tocavam) até a algumas riffs de homenagem aos Beatles como a Whatever que no final de muitos concertos se transforma na Octopus Garden dos Beatles.
.
.
Felizmente concretizei um dos meus sonhos ao ver no an que passou, os Oasis pela 1ª vez ao vivo. É impossível não ficar magnitizado pela presença de Liam em palco na sua postura i dont give a fu** e a genialidade de Noel na guitarra.
.
Coisas vão e vêm,mas os Oasis....Live Forever...
.
E aqui um pedaçinho do que foi o ver o concerto dos Oasis ao vivo...Fica ainda o sonho de conhecer a sua amada Manchester...Mas o de os ver ao vivo já está e nas 1ªs filas de frente para a lenda viva do rock Liam Gallagher.
Oasis no seu estado puro. Arrepiante:




Sem comentários: