sexta-feira, 12 de março de 2010

Why to choose Laws and why to love cinema

Why to choose Law and simultaneously love cinema:




"A few good men"



" A time to kill"



"And Justice for all"

(Esta é uma razão por o Al Pacino ser um dos meus actores favoritos e na minha opinião um dos melhores de todos os tempos.Intensidade.É o adjectivo que me vem à cabeça sempr que penso em Al Pacino).
.
.
Desde pequeno gostei da ideia da Justiça.Acima de tudo, gostava de discutir,argumentar, de montar uma estratégia,e através da dialéctica e da retórica conseguir provar uma tese. O acto de estudar a estratégia da outra parte, de saber utilizar os melhores argumentos, como se um jogo se tratasse...De me apaixonar e bater por uma causa.
.
Os meus pais pensariam que se calhar seria gosto pela política...Depois tinha outros gostos.Futebol,mais tarde música, e cinema...No cinema e nas séries obviamente fascinei-me como muitos pela profissão ficcionada.Principalmente pela forma como se pratica Direito eno sistema anglo saxónico....
.
Nunca tive dúvidas que o meu gosto pela história,filosofia,português, etc me levaria para um curso relacionado com as humanísticas...Numa época pensei se seria jornalismo,direito ou outro qualquer...Ponderação entre o que gosto,o que me imaginaria a fazer e o que seria possível fazer...
.
Mas ao ver estas cenas, isto apaixonava-me...No Direito,nunca me enganei...Mesmo nas alturas em que tinha dúvidas se seria o passo certo...Cenas como estas lembram-me o que me encanta no curso...Não é o curso em si mesmo. É a advocacia, enquanto profissão nobre, a forma como a verdade pode ter várias versões,a descoberta dela, e a luta pela verdade...Acima de tudo...é aquele momento...O julgamento...A argumentação...É aquele local, onde se deve tentar encontrar a verdade e fazer a Justiça,seja ela qual for...A barra é o que me fascina. Por isso, nunca tive problemas nas entrevistas, quando me perguntavam se tinha pensado em ser outra coisa que não advogado,se pensava na magistratura etc...Seria mais confortável e com mais regalias?Talvez...Mas perder isto...?Não...A barra é o que sempre me fascinou e me levou a escolher Direito.Esta possibilidade.
.
And Justice for all...

4 comentários:

Jil aka aSonhadora disse...

Ah como invejo essa tua certeza! :P

Eu dos filmes gostava, ai não gostava! Já o resto... LOL :P

ricardocosta disse...

Há coisas do resto que também não gosto...Muita burocracia pouco tribunal...Gostava mais de exercer em Inglaterra ou nos E.U.A...Mas aqui,em Direito,é para ser advogado.Acho que é das profissões mais românticas que há.

Jil aka aSonhadora disse...

Não lhe consigo ainda ver ponta de romantismo e achei graça teres dito isso! eheh.
Acho sim apaixonante, se fosse como se vê nos filmes! "O Advogado do Diabo", ou o "A Raiz do Medo" são filmes que considero apaixonantes precisamente por se passar na barra. o "12 Angry Man" adorei por ser um filme exclusivamente passado na sala de jurados, como eles debatem e se convencem de condenar ou não alguém à pena da morte. E como nos convencem a nós!
Óbviamente que acho piada a toda a ideia da dialéctica, de construir e destruir uma tese com argumentos racionalizados, poderer dominar a arte sofista.
Mas infelizmente parece-me romanceado meu (e nosso vá) porque aqui, na nossa realidade, não acredito que as coisas sejam tão aliciantes. Neste novo estágio já tive oportunidade de preparar julgamentos de penal sobre vários crimes, desde assassinato até pedofilia. Adorei a preparação, imaginava o julgamento... e enfim... não é como nos filmes... vi demasiados filmes... :P

ricardocosta disse...

Não me importava de ter uns casos desses para preparar.;)

Mas creio que com o nosso sistema,nunca poderiamos brilhar na barra como vemos nestas cenas...Reste-nos o cinema.;)


beijinhos