segunda-feira, 27 de julho de 2009

Anos 80



Lendo o blog do Zona Franca em que o seu autor fez uma pequena rubrica sobre os 5 melhores momentos do cinema para ele, decidi fazer algo semelhante.
.
Em vez de cinema farei por séries dos anos 80. Sou um grande admirador dessa década. Nasci em 84,felizmente por viver em Portugal e graças a uma ditadura que nos deixou com anos de atraso em relação ao resto do Mundo ( afinal muito do que eram dos anos 60 em Portugal apenas ecoou no pós 74) permitiu-me a que pudesse crescer ainda e guardar memórias não só de desenhos animados como de séries míticas dos anos 80.
Em termos de épocas se pudesse escolher acho que teria escolhido nascer nos loucos anos 60,em que havia jovens com ideais, capazes de lutar por causas, de se mobilizarem e a acreditarem que podiam mudar o Mundo se se unissem. A década do peace and love, dos hippies, de alguns exageros mas também a época dos mitos.
.
Nunca houve porventura época tão profícua em termos sociais, culturais e em termos de criação de pequenos cultos. Coabitaram mitos enormes desde os Beatles aos Stones, Monroe,Ali etc.
.
Os anos 80 adoro porque era uma época que ainda carregava alguma da bondade dos 60, perdera alguns dos vícios, e começou a aperceber-se dos excessos dessa década mas tinha algo de inovador e naiff ao mesmo tempo. Distingue-se de qualquer outra época.
Hoje está na moda séries muito mais elaboradas,grandes meios, médicos,advogados, juízes,coisas complexas e pesadas num dia a dia que já é de si cada vez mais pesado.
.
.
Nos 80 as coisas fluíam de outra forma...Aqueles apresentações fabulosas nos genéricos iniciais em que os protagonistas pareciam estar distraídos na sua vida e logo de seguida a câmera focavo-os e eles faziam a sua pose para ela com um sorriso de orelha a orelha aparecendo por debaixo o seu nome...lol.
A época das festas de garagem, das discotecas que abriam de tarde e de cabelos espantosos e roupas qe olhando hoje para trás pensamos WTF…lol.
Os anos 80 e sua pop culture felizmente ainda foi até ao ínicio dos anos 90,começando a perder-se gradualmente...Mas felizmente ainda apareceram nos primeiros anos da década muito desse sabor de 80s.

Aquelas suíças à Luke Perry fizeram escola no ínicio dos 90, aquelas cabeleiras fartas das estrelas rock e penteados femininos totalmente 80s. Isso é uma grande época… Aquela que se torna inesquecível e que deixa perante qualquer prisma é identificável.
.
Filmes so 80s como Top Gun, Cocktail, Dirty Dancing,Home Alone, Back to te future, The Goonies etc...
E a música inconfundível dos anos 80...Isto dava pano para mangas...
Os anos 80 do VHS e do walkman...Agora parecem coisas já da pré história...
.
No countdown que farei das melhores séries dos 80 incluirei algumas já dos 90 pois, a meu ver, são ainda uma transposição dessa época.Principalmente aquelas do ínicio dos anos 90 como o Beverly Hills 902010 que é de 1990.

.
.
Tenho saudades de uma época que havia programas para todas as idades em quantidade e qualidade. Em que os programas para crianças não se cingiam a programas ridículos como a Pistas da Blue e outros que tais actuais em que as crianças são tratadas como atrasadas mentais e não como crianças.
.
Década que oferecia a Rua Sésamo com o Poupas,o Egas e Becas, o Ferrão e actores como Vitor Norte, Alexandra Lencastre entre outros.Em que me fez aprender a ler e contar ainda antes de o aprender na escola. Didáctica e divertida.
.
De desenhos animados como Tom Sawyer,Alice no País das Maravilhas,os marretas, Dàrtagnan que recorríam a grandes clássicos e não de desenhos animados futeis e vazios de pokemons e companhia.
.
.
Como eram bom acordar com a Rua Sésamo e como me considero feliz por ter nascido numa época em que pude acordar com isto em vez de acordar com a Fátima Lopes ou o Jorge Gabriel no Praça de Alegria....Saudosos anos 80:

é impossível não me emocionar ao ver isto e ao mesmo tempo ficar triste ao pensar que num dia que tenha filhos eles não terão a rua sésamo e sim que levar com o Goucha ou pior...É engraçado, quando revi o genérico foi como se nunca o tivesse deixado de o ver e a letra saiu logo naturalmente...:)


Sem comentários: