.
Milan é campeão mundial de cubes pela 4ª vez e tornou.se no clube com mais titulos do mundo.
Hoje o meu domingo começou com este jogo e devo dizer que me impressionou.
O título de campeao mundial começou a ser disputado na extinta taça intercontintal.
Um torneio com a chancela da commebol e da uefa a partir dos anos 80.
A taça intercontinental foi criada por Delaunay com o intuito de decidir qual era a melhor equipa do mundo com confrontos a duas mãos entre o campeao europeu e a melhor equipa da america do sul...
De 1960 a 1979 a prova foi disputada nesses moldes,nos anos 70 a prova sofreu bastante em termos de credibilidade porque os campeoes europeus que nunca levara a prova tao a sério como os sul americanos deixaram de achar interessante participar na prova devido ás desgastantes deslocações e acima de tudo da violencia das equipas sul americanas que colocavam muitas vezes em perigo a integridade física dos atletas e os clubes europeus tinham como 1ª prioridade o campeonato dos seus países e a taça dos campeões europeus.
Assim sendo durante alguns anos o torneio foi disputado pelo vice campeao europeu e muitas vezes nem o vice campeao europeu se disponbilizava participar na competiçao.
4 vitorias de equipas sul americanas foram conseguidas contra equipas que nao eram campeãs da Europa e o proprio Atletico de Madid chegou a ser campeao do mundo sem nunca na sua historia ter ganho uma liga dos campeões.
.
.
Para a disputa voltar a ser mais interessante a Toyota passou a patrocinar a prova e esta assim ganhou uma nova vida pelo menos em termos de pelo menos o campeao europeu voltar a disputa-la... A partir desse momento o jogo passou a ser apenas a uma mão em campo neutro no Japão aproveitando o crescimento do interesse asiática e o seu investimento.
Mas mesmo assim ao longo dos anos sempre se reparou que os campeões da Europa principalmente dos países mais poderosos nao levavam a prova tão a sério como os sul americanos que a viam na competiçao uma forma de demonstrar aos europeus que o futebol sul americano estava forte e nada devia ás equipas campeãs da europa.
Apesar de tudo,assistiram.se a jogos muito interessantes e serviu para imortalizar flamengo do zico entre outros grandes clubes da america do sul.
A partir de 2000 a Fifa tentou concorrer com o sucesso comercial que vinha sendo a competiçao de ano para ano principalmente no mercado asiatico...
A Fifa tentou criar um novo mundial de clubes fazendo uma prova meio experimental com equipas de outros continentes mas que devia algo á sua justiça pois havia equipas que se apuravam nao por conquistar a competiçao do seu continente mas por convite.
Caso do Real Madrid e Corinthians.
O campeao do mundo para a fifa acabou por ser o corinthias...no entanto a imprensa generalizada por todo o mundo e o adepto em geral viu apenas um torneio experimental e continuou a considerar campeao do mundo quem vencia a taça intercontinental.
Assim sendo a Fifa nao conseguiu encontrar apoios para organizar as restantes e nao teve outra hipotese que nao se juntar á Toyota,á uefa e commebol e reconhecer de 2001 a 2004 o campeao mundial quem vencesse a taça intercontinental.
Mais tarde chegou á acordo com a Toyota e as outras entidades e extinguiu o anterior modelo da taça intercontinental e criou o mundial de clubes como hoje é conhecido.
Com campeões de todos os continentes mas sem convites como havia feito no fiasco de 2000.
Nestes novos moldes assistiram-se a vitorias das equipas sul americanas sempre pela margem mínima mas continuava a haver alguma desvalorizaçao das equipas europeias.
Isso se notava mais pelo facto de as equipas europeias se prepararem durante menos tempo que todas as outras para o mundial de clubes estabelecendo como prioridade a liga e a champions.
.
.
Ja as equipas sul americans disputavam essa final como o jogo mais importante do ano.
Nos ultimos anos tem.se assistido a um maior impacto da competiçao na Europa mas ainda longe da audienca conseguida nos jogos da champions,nao chega a metade.
Este ano foi a 1ª vez que uma equipa europeia no inicio do ano colocou o mundial de clubes como prioridade,uma pequena mudança que so melhora a competiçao e assim dará ainda mais valor a quem vença.
O Milan mais do que nunca precisava de salvar a época e apostou tudo nesta competiçao,levando professores universitarios e medicos especialistas em fuso horário para que nao tivessem as mesmas desculpas de outros anos sobre a desadaptaçao ao fuso horário.
.
O Milan hoje dominou um Boca orfão do talento de Riquelme e que acima de tudo mostrou coragem de jogar olhos nos olhos com o campeao europeu coisa que ja nao se via desde ha uns 6,7 anos...
Louva-se a atitude destemida mas contra uma equipa fria e cinica como o Milan que conta com craques como Kaka,seedorf,pirlo e inzagui dar-lhes espaço paga-se caro...
O Milan foi para vencer e convencer e foi o que fez fazendo porventura o melhor jogo da época.
Kaka vencedor da bola de ouro e grande favorito foi o maior destaque com o seu futebol eficaz de bola colada no pé e de arrancadas venenosas.
Mas o Milan nao foi so kaka,destaque para o grande jogo de Seedorf e o instinto matador de Inzagi.
Agora a Fifa pensa trazer um mundial para a Europa,pode ser muito importante nesta tentativa de valorizar mais a competiçao e de atrais mais interesse europeu numa competiçao que tem vivido muito do entusiasmo sul americano e da aposta economica da Asia.
Milan deu o 1º passo,agora que os outros clubes europeus passem a levar esta competiçao nao digo tao a serio como a Champions mas pelo menos com metade do entusiasmo que levam na champions.
Isso parte muito tambem da motivaçao do torcedor e isso deve passar por maior divulgaçao da prova e com uma estratégia de markting bem delineada assim como um prémio mais chorudo para o vencedor.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário