Hoje foi dia do tradicional Boxing day no Reino Unido.
Os ingleses têm uma perspectiva do negócio futebol como mais nenhum país do mundo e percebem que na época natalícia o futebol é um produto muito apetecível para várias famílias.
O boxing day é uma tradição que vem dos tempos dos senhores feudais que um dia após o Natal ofereciam aos seus servos caixas com bens materiais como prenda após os anos de serviços prestados...
Hoje em dia a tradição avançou e não havendo senhores feudais e servos,a tradição aplica-se em relação ás pessoas mais necessitadas...
Boxing day serve para após o Natal com as sobras do Natal e no rescaldo do Natal se dê aos mais necessitados aquilo que para nós é pouco e para eles muito.
O futebol inglês associa-se ao boxing day e a receita de bilheteira vai quase na totalidade para ajudar os mais necessitados num exemplo do que devería ser o futebol e da função que o futebol devería ter na nossa sociedade.
.
.
No boxing day houve algo que não mudou...Cristiano Ronaldo voltou a marcar e deslumbrar numa vitória do Manchester United algo que tem vindo a ser habitual nos últimos 2 anos...
Hoje na vitória por 4-0 frente ao Sunderland Cristiano Ronaldo apontou um golo soberbo na marcação de um livre directo.
O que me leva para a seguinte reflexão...Não será Cristiano Ronaldo de facto o melhor jogador do Mundo hoje em dia?Não estará ele a ser alvo da falta de lobby do campeonato inglês sendo alvo da mesma injustiça de que Henry foi durante anos a fio...?
Quanto a isso restam-me poucas dúvidas...
Quem me conhece sabe que eu não grande valor ou importância ao prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo,para mim o prêmio verdadeiro é aquele que é entregue pela revista France Football que aliás foi o que inspirou o prêmio da Fifa...
O prêmio da france football tem uma tradição enorme no mundo do futebol,vindo desde os anos 60 e quem vota são jornalistas desportivos espalhados por todo o mundo e que acompanham de perto o desporto rei.
Já o prêmio da Fifa foi uma imitação barata da bola de ouro e é decidido mais pelos lobbys existentes na Fifa e formalmente por jogadores e treinadores de todas as seleções do mundo...
Agora sinceramente alguém acha credível um prêmio em que votam os selecionadores da Barbados,da Papua Nova Guiné ou do Bahrein?Alguém acha que eles acompanham de forma atenta os campeonatos de todo o mundo?
Isto já para não falar que dando uma vista de olhos para as votações vemos que grande parte dos selecionadores não sendo do país da seleção que treinam podem votar em jogadores da sua própria nacionalidade,não votando em quem acham melhores mas em quem é do seu país...
Da mesma maneira que se impede que escolham jogadores do país que treinam devía-se também impedir de escolher jogadores da sua nacionalidade.
Não é uma votação minimamente séria até porque saem notícias de que os selecionadores nem sempre votam e o treinador português Nelo Vingada ( a treinar a Jordânia) afirmou ainda esta semana que os resultados eram fraudulentos porque a Fifa atribuiu os votos por ele e que ele nem sequer enviou o boletím de voto...
E adivinhem que a fifa votou no lugar dele para 1º...?Káká...
Não que Káká nã seja um justo vencedor porque é,mas não há dúvidas que teve um lobby maior que Cristiano Ronaldo.
Káká é patrocinado por um grande parceiro da Fifa que é a Adidas e é brasileiro sendo já tradicional o lobby brasileiro dentro da Fifa que vem desde os tempos de João Havelange e continua agora com Ricardo Teixeira.
O mais rídiculo foi ver Messi contra todas as previsões ficar em 2º numa época em que nada venceu pelo Barcelona e em que teve uns 2 meses lesionado ao contrário de Cristiano Ronaldo que foi a grande figura do Manchester no título conquistado.
A liga espanhola tem mais impacto e mais poder de influência neste tipo de prêmios e a pressão da midia,dos clubes,das marcas neste tipo de prêmios começam logo muito cedo ao contrário de Inglaterra em que são ainda um pouco ingenuos a mexer-se neste tipo de jogos de influência.
Ao que se pode juntar ao facto de Cristiano Ronaldo ser português...
Portugal é um país sem expressão política junto da Fifa,além disso a imprensa não pressiona tanto como a do Brasil,Italia e Espanha.
Messi foi levado ao colo pela midia espanhola durante meses antes da eleição e em espanha e no seu país não há jornalista que admita que no Mundo exista melhor jogador que ele.
No Brasil igual em relação ao Káká,grande parte da midia chega mesmo a atacar os adversários de Káka pelo prêmio tentando-os desvalorizar ao máximo e só vêm o jogador que defendem.
Em Portugal a imprensa é mais exigente com os nossos e tem por hábito ser mais imparcial neste tipo de análises e valorizar muito a concorrência e não ser cega nas análises...Isso é bom em termos de qualidade e insenção jornalística mas mau em termos de fazer pressão para que um jogador vença um prêmio...
A liga inglesa é tradicionalmente olhada de lado por quem decide este tipo de prêmios que valoriza muito mais a liga espanhola e italiana por terem maior poder político apesar de hoje em dia não serem melhores que a liga inglesa...
Durante anos a fio Henry foi prejudicado e nunca ganhou o prêmio de melhor do Mundo por parte da Fifa...
Aliás não venceu nem ele nem qualquer jogador que actuasse na liga inglesa o que é inconcebível...
Não tenho a mínima dúvida que se Henry nos anos em que brilhou no Arsenal o tivesse feito em Barcelona,Madrid ou Milão tería ganho umas 2 vezes o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa.
Da mesma maneira que se o Cristiano Ronaldo este ano tivesse jogado no Barcelona ou Real Madrid metade do que jogou no Manchester certamente ele tería ganho o prêmio de melhor do mundo.
Já nem falo do ríduculo que foi em 2004 após Deco vencer campeonato portugues,.liga dos campeões e ser finalista da euro 2004 a fifa não o ter colocado entre os 3 melhores jogadores do mundo...
A lista de incoerências da Fifa é enorme,e tem episódios caricatos como o de retirar o premio de melhor do mundo a Maradona e mudar o sistema de voto quando os resultados não lhe agradam...
Por isso quando um jogador português vence a bola de ouro da Fifa ficou orgulkhoso porque sei o difícil que é vencer aqueles lobbys todos e aquele jogo de interesses e sei que apesar do rídiculo que é o prêmio por ter a chancela da fifa torna-o muito mediático.
Mas para mim o verdadeiro prêmio de melhor jogador do Mundo,aquele que apesar de também cometer os seus erros é mais credível porque é votado por quem acompanho mais o futebol mundial é a bola de ouro da France Football...
Nesse deu:Kaka 1º,Cristiano Ronaldo 2º e Messi 3º.
2º melhor do mundo para um jogador de 22 anos é muito bom,e pelo que se vê foi o ínicio apenas de vários prêmios que ainda estão para vir.
Pode-se discutir quem é o melhor se Kaka,se Messi ou se CR mas o que me parece não poder haver discussão é que entre os 3 CR é o jogador mais completo,aliás o mais completo do mundo.
Messi só joga com o pé esquerdo e não faz tantas posições no campo como Cristiano Ronaldo,Káká igualmente e tem uma táctica excelentemente engendrada por Ancelotti para beneficiar o seu futebol,um 4--3-2-1 em que Káká goza de total liberdade não se fixando nno ataque para nãonser alvo fácil de marcações mas ao mesmo tempo não jogando na posição 10 em que tería que também ter que vencer duelos no meio campo e sofrer uma marcação mais forte,ele joga como 9,5 com um meio campo que trabalha todo para ele.
Além disso não tem a versatalidade de CR que pode jogar em qualquer posição do ataque até mesmo no centro do ataque.Káká transporta a bola magistralmente e resolve com arranques combinados com movimentos felinos de integração no ataque mas não tem por exemplo tanta capacidade como CR no jogo de cabeça,nos cruzamentos ou até mesmo na potência física.
CR faz tudo,joga com os dois pés,finta,cruza,passa,é mais forte,mais rápido,marca cantos,livres,penaltis,marca golos dentro da area,fora da area,com os 2 pés,joga bem de cabeça e pode jogar em qualquer posição do meio campor para a frente não necessitando de ter a equipa a jogar para ele uma vez que se adaptata a qualquer tipo de táctica....tanto rende bem em 4-4-2 clássico do Manchester como no 4-3-3 da seleção.Assim como ao contrário dos seus rivais é decisivo quer no Manchester quer na seleção do seu país aonde foi o melhor marcador da qualificação para a Euro.
.
Este ano a disputa para já parece que será entre Cristiano e Messi uma vez que Káká apesar de ter brilhado na final do mundial de clubes continua a desiludir na liga italiana e este ano não sei se conseguirá salvar-se com a champions como no ano passado.
Além do mais este ano é ano de Europeu,e já se sabe que em ano de Europeu e de Mundial valoriza-se muito o que se passa nessas provas.
Até agora Cristiano Ronaldo que é bom lembrar joga de extremo e não de ponta de lança é o melhor marcador do campeonato inglês com 12 golos(está a 5 golos de igualar os 17 golos do ano passado e ainda só vamos a menos de meio do campeonato...) e é o melhor marcador da liga dos campeões com 5 golos.
Cristiano Ronaldo não escondeu o descontantamento de ficar em 3º no prêmio da Fifa mas demonstra ter uma mentalidade muito forte,de campeão e de quem sabe do que é capaz de fazer e está a provar no campo que é o melhor de jornada a jornada durante todo o ano,e é assim que se prova quem é o melhor,no campo.
Mais cedo ou mais tarde,por mais lobbys que existam será tão evidente a superioridade do craque português que até mesmo a Fifa terá que se render...
É questão para se perguntar,o que precisa mais de fazer Cristiano Ronaldo para ser considerado o melhor jogador do Mundo?
Os ingleses têm uma perspectiva do negócio futebol como mais nenhum país do mundo e percebem que na época natalícia o futebol é um produto muito apetecível para várias famílias.
O boxing day é uma tradição que vem dos tempos dos senhores feudais que um dia após o Natal ofereciam aos seus servos caixas com bens materiais como prenda após os anos de serviços prestados...
Hoje em dia a tradição avançou e não havendo senhores feudais e servos,a tradição aplica-se em relação ás pessoas mais necessitadas...
Boxing day serve para após o Natal com as sobras do Natal e no rescaldo do Natal se dê aos mais necessitados aquilo que para nós é pouco e para eles muito.
O futebol inglês associa-se ao boxing day e a receita de bilheteira vai quase na totalidade para ajudar os mais necessitados num exemplo do que devería ser o futebol e da função que o futebol devería ter na nossa sociedade.
.
.
No boxing day houve algo que não mudou...Cristiano Ronaldo voltou a marcar e deslumbrar numa vitória do Manchester United algo que tem vindo a ser habitual nos últimos 2 anos...
Hoje na vitória por 4-0 frente ao Sunderland Cristiano Ronaldo apontou um golo soberbo na marcação de um livre directo.
O que me leva para a seguinte reflexão...Não será Cristiano Ronaldo de facto o melhor jogador do Mundo hoje em dia?Não estará ele a ser alvo da falta de lobby do campeonato inglês sendo alvo da mesma injustiça de que Henry foi durante anos a fio...?
Quanto a isso restam-me poucas dúvidas...
Quem me conhece sabe que eu não grande valor ou importância ao prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo,para mim o prêmio verdadeiro é aquele que é entregue pela revista France Football que aliás foi o que inspirou o prêmio da Fifa...
O prêmio da france football tem uma tradição enorme no mundo do futebol,vindo desde os anos 60 e quem vota são jornalistas desportivos espalhados por todo o mundo e que acompanham de perto o desporto rei.
Já o prêmio da Fifa foi uma imitação barata da bola de ouro e é decidido mais pelos lobbys existentes na Fifa e formalmente por jogadores e treinadores de todas as seleções do mundo...
Agora sinceramente alguém acha credível um prêmio em que votam os selecionadores da Barbados,da Papua Nova Guiné ou do Bahrein?Alguém acha que eles acompanham de forma atenta os campeonatos de todo o mundo?
Isto já para não falar que dando uma vista de olhos para as votações vemos que grande parte dos selecionadores não sendo do país da seleção que treinam podem votar em jogadores da sua própria nacionalidade,não votando em quem acham melhores mas em quem é do seu país...
Da mesma maneira que se impede que escolham jogadores do país que treinam devía-se também impedir de escolher jogadores da sua nacionalidade.
Não é uma votação minimamente séria até porque saem notícias de que os selecionadores nem sempre votam e o treinador português Nelo Vingada ( a treinar a Jordânia) afirmou ainda esta semana que os resultados eram fraudulentos porque a Fifa atribuiu os votos por ele e que ele nem sequer enviou o boletím de voto...
E adivinhem que a fifa votou no lugar dele para 1º...?Káká...
Não que Káká nã seja um justo vencedor porque é,mas não há dúvidas que teve um lobby maior que Cristiano Ronaldo.
Káká é patrocinado por um grande parceiro da Fifa que é a Adidas e é brasileiro sendo já tradicional o lobby brasileiro dentro da Fifa que vem desde os tempos de João Havelange e continua agora com Ricardo Teixeira.
O mais rídiculo foi ver Messi contra todas as previsões ficar em 2º numa época em que nada venceu pelo Barcelona e em que teve uns 2 meses lesionado ao contrário de Cristiano Ronaldo que foi a grande figura do Manchester no título conquistado.
A liga espanhola tem mais impacto e mais poder de influência neste tipo de prêmios e a pressão da midia,dos clubes,das marcas neste tipo de prêmios começam logo muito cedo ao contrário de Inglaterra em que são ainda um pouco ingenuos a mexer-se neste tipo de jogos de influência.
Ao que se pode juntar ao facto de Cristiano Ronaldo ser português...
Portugal é um país sem expressão política junto da Fifa,além disso a imprensa não pressiona tanto como a do Brasil,Italia e Espanha.
Messi foi levado ao colo pela midia espanhola durante meses antes da eleição e em espanha e no seu país não há jornalista que admita que no Mundo exista melhor jogador que ele.
No Brasil igual em relação ao Káká,grande parte da midia chega mesmo a atacar os adversários de Káka pelo prêmio tentando-os desvalorizar ao máximo e só vêm o jogador que defendem.
Em Portugal a imprensa é mais exigente com os nossos e tem por hábito ser mais imparcial neste tipo de análises e valorizar muito a concorrência e não ser cega nas análises...Isso é bom em termos de qualidade e insenção jornalística mas mau em termos de fazer pressão para que um jogador vença um prêmio...
A liga inglesa é tradicionalmente olhada de lado por quem decide este tipo de prêmios que valoriza muito mais a liga espanhola e italiana por terem maior poder político apesar de hoje em dia não serem melhores que a liga inglesa...
Durante anos a fio Henry foi prejudicado e nunca ganhou o prêmio de melhor do Mundo por parte da Fifa...
Aliás não venceu nem ele nem qualquer jogador que actuasse na liga inglesa o que é inconcebível...
Não tenho a mínima dúvida que se Henry nos anos em que brilhou no Arsenal o tivesse feito em Barcelona,Madrid ou Milão tería ganho umas 2 vezes o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa.
Da mesma maneira que se o Cristiano Ronaldo este ano tivesse jogado no Barcelona ou Real Madrid metade do que jogou no Manchester certamente ele tería ganho o prêmio de melhor do mundo.
Já nem falo do ríduculo que foi em 2004 após Deco vencer campeonato portugues,.liga dos campeões e ser finalista da euro 2004 a fifa não o ter colocado entre os 3 melhores jogadores do mundo...
A lista de incoerências da Fifa é enorme,e tem episódios caricatos como o de retirar o premio de melhor do mundo a Maradona e mudar o sistema de voto quando os resultados não lhe agradam...
Por isso quando um jogador português vence a bola de ouro da Fifa ficou orgulkhoso porque sei o difícil que é vencer aqueles lobbys todos e aquele jogo de interesses e sei que apesar do rídiculo que é o prêmio por ter a chancela da fifa torna-o muito mediático.
Mas para mim o verdadeiro prêmio de melhor jogador do Mundo,aquele que apesar de também cometer os seus erros é mais credível porque é votado por quem acompanho mais o futebol mundial é a bola de ouro da France Football...
Nesse deu:Kaka 1º,Cristiano Ronaldo 2º e Messi 3º.
2º melhor do mundo para um jogador de 22 anos é muito bom,e pelo que se vê foi o ínicio apenas de vários prêmios que ainda estão para vir.
Pode-se discutir quem é o melhor se Kaka,se Messi ou se CR mas o que me parece não poder haver discussão é que entre os 3 CR é o jogador mais completo,aliás o mais completo do mundo.
Messi só joga com o pé esquerdo e não faz tantas posições no campo como Cristiano Ronaldo,Káká igualmente e tem uma táctica excelentemente engendrada por Ancelotti para beneficiar o seu futebol,um 4--3-2-1 em que Káká goza de total liberdade não se fixando nno ataque para nãonser alvo fácil de marcações mas ao mesmo tempo não jogando na posição 10 em que tería que também ter que vencer duelos no meio campo e sofrer uma marcação mais forte,ele joga como 9,5 com um meio campo que trabalha todo para ele.
Além disso não tem a versatalidade de CR que pode jogar em qualquer posição do ataque até mesmo no centro do ataque.Káká transporta a bola magistralmente e resolve com arranques combinados com movimentos felinos de integração no ataque mas não tem por exemplo tanta capacidade como CR no jogo de cabeça,nos cruzamentos ou até mesmo na potência física.
CR faz tudo,joga com os dois pés,finta,cruza,passa,é mais forte,mais rápido,marca cantos,livres,penaltis,marca golos dentro da area,fora da area,com os 2 pés,joga bem de cabeça e pode jogar em qualquer posição do meio campor para a frente não necessitando de ter a equipa a jogar para ele uma vez que se adaptata a qualquer tipo de táctica....tanto rende bem em 4-4-2 clássico do Manchester como no 4-3-3 da seleção.Assim como ao contrário dos seus rivais é decisivo quer no Manchester quer na seleção do seu país aonde foi o melhor marcador da qualificação para a Euro.
.
Este ano a disputa para já parece que será entre Cristiano e Messi uma vez que Káká apesar de ter brilhado na final do mundial de clubes continua a desiludir na liga italiana e este ano não sei se conseguirá salvar-se com a champions como no ano passado.
Além do mais este ano é ano de Europeu,e já se sabe que em ano de Europeu e de Mundial valoriza-se muito o que se passa nessas provas.
Até agora Cristiano Ronaldo que é bom lembrar joga de extremo e não de ponta de lança é o melhor marcador do campeonato inglês com 12 golos(está a 5 golos de igualar os 17 golos do ano passado e ainda só vamos a menos de meio do campeonato...) e é o melhor marcador da liga dos campeões com 5 golos.
Cristiano Ronaldo não escondeu o descontantamento de ficar em 3º no prêmio da Fifa mas demonstra ter uma mentalidade muito forte,de campeão e de quem sabe do que é capaz de fazer e está a provar no campo que é o melhor de jornada a jornada durante todo o ano,e é assim que se prova quem é o melhor,no campo.
Mais cedo ou mais tarde,por mais lobbys que existam será tão evidente a superioridade do craque português que até mesmo a Fifa terá que se render...
É questão para se perguntar,o que precisa mais de fazer Cristiano Ronaldo para ser considerado o melhor jogador do Mundo?