domingo, 9 de maio de 2010

"Se houver um Anjo da Guarda"

Sou fã do Pedro Abrunhosa. Admiro a forma como escreve canções, a obsessão pela palavra certa, na entoação certa...Um bocado na tradição do que deve ser um canta-autor...Muitos questionam a sua capacidade como cantor...ele nunca ambicionou ser um cantor, nem as suas músicas são pensadas para uma grande voz...Uma grande voz é fácil de se encontrar em qualquer programa de talentos...é fácil atingir notas, imitar, ir atrás do que já alguém fez...Difícil é criar, é ter uma densidade emocional 1º e depois ter a capacidade de conseguir encontrar as palavras e os sons certos...Daí, que não goste muito de ver outras pessoas a interpretar temas do Abrunhosa...São muito ele...A palavra assume um papel primordial, e mais que nunca a interpretação., é quase tudo...Ele melhor que ninguém sabe entoar a palavra no momento certo, sendo mais sussurada de forma suave, ou irónica, ou quase gritada, ou simplesmente despida...
1994. Ano do 1º album do Pedro Abrunhosa, tinha uns 10 anos, e logo aí, comprei o cd e fiquei fã...Uma sonoridade inovadora, impragnada de soul, de jazz e com uma lírica e postura arrojadas para a época.
Cresci com os seus albuns...Sabendo sempre que depois de cada um me esperavam dois anos( mais ou menos o tempo que ele demora a lançar novo album) para me poder deliciar com novas letras, novos sons, e com a capacidade de sempre me surpreender de album para album...
.
Da mesma forma que a sua composição evoluiu tendo em conta a sua experiência pessoal, da euforia do Viagens, até às nuvens cor de mel do seu "tempo", passando por momentos mais íntimos, profundos com o "momento"... Enquanto ele crescia musicalmente e evoluía e os albuns, cada qual, com um título de uma palavra só que espelhava bem toda a mensagem do album, eu também ia crescendo...absorvendo-me na sua música, nas suas palavras...Muitos momentos passados ao som das suas músicas, muitas noites sem dormir em que a sua música me acompanhava, muitos momentos ternos de pura felicidade paa recordar...muitos por de sol, muitas viagens dentro da viagem, muitos rostos e lugares para recordar...Muitas partes de mim identificáveis em cada album, em cada momento em que o escutei...Muitas músicas que pela sua qualidade, pela escrita de alguém que deixa o óbvio e o caminho fácil na porta, e trabalha de forma a que a inspiração seja um complemento do trabalho, me marcaram e marcam...Também eu consigo ao longo destes quase 16 anos de carreira, me identificar em várias músicas, e ver várias camadas da pessoa que fui e evoluíu e trilhou um caminho até ser o que hoje sou...
.
Este "longe" surgiu, como sempre, gerou muita expectativa...Pela 1ª vez não o comprei logo no 1º dia que saiu ou nos primeiros, como sempre costumei fazer...Lembro-me muitas vezes do momento em que comprei cada álbum, da forma como me apaixonei por cada música em concreto, como as fui descobrindo, desvelando, e como projectava grande parte de sentimentos e contradições para muita das suas palavras...Quem consegue escrever algo, que inspira os demais, é de facto, alguém com um dom especial. A forma como depois de as escrever, sabe que o seu significado passa a ser de milhares de pessoas, como se a sua música  e as suas palavras ganhassem vida própria, sendo ele apenas o veículo para que elas possam chegar às pessoas, influência.las, seja na crítica social, seja para alertar, seja simplesmente para criar momentos, "instantes irrepetíveis", na vida de cada um...Uma banda sonora vasta com os seus sons, tem-me acompanhado...Já são vários sons que fazem parte de mim, daquilo que sou, do que escrevo, do que sinto, do que vejo por detrás das palavras,dos gestos, das pessoas...
.
Tudo para apresentar a música que mais me tocou neste novo álbum...Extraordinária a forma como Pedro Abrunhosa se reinventa com uma nova banda, os fabulosos: Comité Caviar, como ele segue a máxima do album e vai para longe para se encontrar...Como não tem medo de deixar o passado de glórias ficar lá atrás e partir para novos sons, novos desafios, não ficar cristalizado na glória de figura institucionalizada da cultura portuguesa.
Neste album ele segue mesmo a máxima de "fazer o que ainda não foi feito", com a certeza de que ainda tem um longo caminho a percorrer e que por vezes é necessário reinventarmo-nos,...Não deixa de ser curioso, que quando há essa necessidade e o fazemos, muitas vezes voltamos sempre à base...ao início de tudo, àquilo que no início nos motivava e ao mais puro que tinhamos...agora com outra escola, outra maturidade, mas em caso de dúvidas, voltamos sempre à " casa" dos nossos valores, daquilo que nos forma, que temos de mais autêntico, por mais mudanças e evoluções que conheçamos.
.
No caso do Pedro,ele diz que em caso de dúvida, deve voltar à raíz de tudo, que para ele são e sempre serão os Blues...Não deixa de ser engraçado, este novo album corta com album intimista e talvez o mais consagrado e conseguido de sempre,que foi o "momento", corta com aquele ar mais fatalista, parte das sombras e não tem medo de se reconciliar com a vida, com a luz, com o pó da estrada que ainda falta caminhar...Com isso cria uma nova banda, um estilo inovador, deixa um pouco de lado o piano e deixa-se levar pelas guitarras, por outro tipo de sonoridade, sem nunca deixar de parte aquelas letras riquíssimas.
Considero-o a pessoa que melhor escrever música em Portugal. Uma personalidade com opinião, coisa que rareia nos dias que correm...Não só escreve bem, musicalmente é muito completo, como ainda é uma pessoa viajada, com visão global, que não se esconde das suas convicções, nem tem medo de "cair", porque sabe que só cai quem tenta, quem não tem medo de enfrentar o sucesso de arriscar.
.
Neste novo album, tal como se dizia há uns anos em relação à coca cola, "1º estranha-se,depois entranha-se", fiquei receoso quando soube que ele tinha assumido o controlo total, de escrever,compor e produzir,deixando de lado a pareceria de sucesso com o Mário Barreiros.
No entanto, após escutar mesmo o album, foi impossível não ficar rendido a uma série de sons, de palavras...E hoje em dia é raro não o ouvir todos os dias...Mas há uma música que me tocou mais que outras, que me deixou sem palavras, que mais assumi como "minha". Aquela que mais me arrepia, que mais me faz viajar sem sair do lugar. Esse é o pormenor nas sas músicas...eu consigo viajar  ao som da sua música,entre lugares,pessoas, momentos, e ele consegue através de várias metáforas deixar uma série de mensagens e de sentimentos que já sentimos várias vezes...Muito descritivo, eu enquanto escuto as palavras era como se as observasse, como se acompanhasse as palavras com a minha imaginação...E é incrível, como tantas músicas me conseguem fazer viajar para tão longe no espaço e no tempo e, ao mesmo tempo, por estranho que possa parecer, deixar-me tão próximo de mim mesmo...
.
Sem mais palavras,deixo esta música e estas palavras que não me têm saído da cabeça....Absolutamente brilhante...E que grande voz para fazer um dueto fantástico:

"Se houver um Anjo da Guarda"



.
Um homem contou-me
Que da montanha
Se toca o céu,
Que se encontrou ao subi-la
Mas ao descê-la
Se perdeu.
Viu rastos de cobra
E pegadas de leão:
"Esta vida não sobra
Quando se olha só para o chão!"

E tentou fugir do trilho,
Beijou o tempo como a um filho,
Acordou numa alvorada,
Já sem nada pr'a esconder
E então falou assim:

"Se houver
Um Anjo da Guarda
Que me abrace
E se guarde dentro de mim,
É tão só estar só no fim".

Outro homem contou-me
Que da cidade
Se vê o mundo,
Que é tão doce o desejo,
Que nenhum beijo
É profundo.
Viu escadas de ouro
E telhados de rubi,
Pensou que o maior tesouro
É cada qual saber de si.

E tentou fugir da sombra,
Dizer à luz que não se esconda,
Correu as ruas, uma a uma,
Já sem nada pr'a perder
E então gritou assim:

"Se houver
Um Anjo da Guarda,
Que me abrace
E se guarde dentro de mim,
É tão só estar só no fim".

"Se houver
Um Anjo da Guarda,
Que me abrace
E se guarde dentro de mim,
Porque é tão só estar só no fim.

"Se houver
Um Anjo da Guarda,
Que me abrace
E se guarde dentro de mim,
É tão só estar só no fim".
Porque é tão só estar só no fim

4 comentários:

aAprendiza disse...

Sem desprimor para um 'Capitão da Areia', já somos dois. Porque também esta é a minha música de todo o 'Longe' :)

Desde a primeira vez em que a escutei naquele 'espaço aberto' muito do abafado =P

Tem um toque agri-doce. Deliciosa.
E acho que de todas é a que faz melhor jus à frase lapidar que consta da contra-capa do CD...

'A mais difícil das distâncias é a de nós próprios. Mas também a mais enriquecedora.' :)

ricardocosta disse...

Sim,sem desprimor para o "capitão da areia" ou até mesmo do "fazer o que ainda não foi feito"...
Mas esta música...Cada palavra está no espaço e tempo certo...O complemento das vozes...E tem essa tal sensação agri-doce...

"e tentou fugir da sombra, dizer à luz que não se esconda / (...) e tentou fugir do trilho, beijou o tempo como um filho/ "se houver anjo da guarda, que me abraçe e se guarde dentro de mim...é tão só estar só no fim..."
.
E o nome do album tem tudo a ver com esta nova fase dele, e é coerente com os sons e as palavras que nele encontramos...Longe.

sombra_arredia disse...

Excelente interpretação que tiveste do trabalho deste artista!! Tb o acompanho a carreira artística dele desde o ínicio e revejo-me profundamente nas palavras que escreveste :)

ricardocosta disse...

Obrigado pela visita e pelo 1ª comentário Sobra(a)rredia.
.
Espero que seja a 1ª de muitas.:)