terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aquele Inverno


Porque nos anos 90 aconteciam coisas estranhas,porém mágicas...Como os Delfins serem grande banda e fazerem grandes músicas...Depois tornaram-se apenas uma boa lembrança, que muitas vezes foi esquecida e até mesmo vilipendiada pela imagem recente de uma banda pop rock pimbo foleira, com letras como Sharon Stone entre outras...O último disco minimamente decente,mas já a cair para o foleiro em algumas vezes, foi o "saber amar".

Mas lembro-me de ser muito miúdo e de curtir muito sons como Delfins,Xutos e a mega banda Resistência que marcou toda essa geração, e que muito fez para o crescimento do movimento pop rock português da época.
.
Uma grande música esta. Escutei_a às 5h e tal da manhã no meu carro, numa grande estação que é a rfm, e deu-se uma epifania....Foi bom, recordar como haviam sons deste tipo. Uma grande canção, dei por mim às 5h e tal da manhã a curtir o som como se não houvesse amanhã, e com pena quando chegou ao fim...como se fosse o regressar de uma boa viajem no tempo, para uma década m que havia menos tecnologias, mas ao mesmo tempo havia uma doce ingenuidade (não tanto como nos 80s como é óbvio) e em que uma série de valores ainda imperavam...
.
Já me estou a desviar muito...Uma grande música.Grande letra.
"Dedico" se é que posso dedicar o que quer que seja,(lol) ao ex combatentes,especialmente o meu pai(mesmo sabendo que, para o meu bem, ele não lê este espaço.lol).
Também ele foi arrastado para aquele Inferno,onde passou também dois invernos...
.
Curioso pensar,como hoje em dia,todos os muros me parecem inultrapassáveis, pareço mais frágil e fácil de derrubar a cada adversidade,e crio até por vezes dificuldades a mim próprio aonde elas não deviam existir...e no entanto, imagino a vida que pessoas como o meu pai tiveram.
Tirar um curso superior numa época em que era porventura o único na zona onde vivia, filho de uma família numerosa, que venceu as adversidades, numa época de maipr pobreza,com alta mortalidade infantil,sem grandes cuidados de saúde entre outras coisas, em que apenas os fortes resistiam...
.
Ter que passar essas provações todas, e pensar,que com 21 anos a tirar um curso,viu-se envolvido numa guerra que não era claramente a dele, arrastado para o Inferno, a ter que defender a pátria numa guerra injusta, e a ver-se com 21 anos com a responsabilidade de liderar um pelotão de homens, muitos, se calhar, até com o dobro da sua idade. 21 anos... Os problemas que na minha cabeça já eu inventava com essa idade, como se fosse impossível superar o que quer que fosse, e que tudo era difiícil e que não era capaz...Tinha escolhas,tinha todas as hipóteses de ir por vários caminhos, tinha meios para tal...
.
O meu pai não lhe deram a escolher... Com 21 anos foi lançado para o Inferno...Imaginar o medo, a angústia, o temor de não estar à altura, as fragilidades q poderiam surgir...e saber que não o podia ser...Que nele muitos homens depositavam as suas vidas, e que não havia lugar a medos, apenas a coragem de lutar por cada dia, de não deixar ninguém para trás e nunca deixar-se vencer por nenhuma adversidade.
.
Enquanto isto,eu com 21 anos debatia-me com inimigos internos que eu próprio criava, revoltava-me muitas vezes,tal como ainda hoje o faço, com o mundo à minha volta...
.
Muitas vezes quando o meu pai me via a queixar,dizia-me " Imaginas o que é estar na Guerra?Com a tua idade, estava na Guiné, com o perigo à espreita, a ver colegas a morrer,a ficarem inválidos etc,e com a responsabilidade de comandar um pelotão, com essa mesma idade que tu tens hoje."
.
Pois não pai, eu não faço ideia o que seria...Muito mais força e coragem é preciso para voltar de facto.Muitos apesar de terem voltado a casa, no fundo, nunca deixaram esse Inferno...
.
Por isso, tento guiar-me e inspirar-me por essa coragem, pela força, pela capacidade de sacríficio ,para conseguir também eu ser destemido, para vencer os meus problemas, vencer,e acima de tudo,ter sempre a capacidade de voltar inteiro...
Reunir também forças para vencer as minhas guerras, porque este mundo também por vezes pode-se tornar uma selva e, também eu não sei bem muito bem porquê nem como vencê-la e luto também numa guerra despida de qualquer razão...


Espero que nesses genes, tenhas guardado essas qualidades também para mim e que elas venham à tona o quanto antes, agradecia bastante.:).
.
.
Isto é que foi um grande devaneio para se ter às 06h06 da manhã...
.





ps- O que é aquele cabelo do Miguel Angelo!!!???Só mesmo nos anos 80 isto era permitido...Lá está´,década mágica e onde coisas muito estranhas podiam acontecer.:)

2 comentários:

Jil aka aSonhadora disse...

Pois... colocar as coisas em perspectiva e fazer simples comparações é o que chega para concluirmos o quão mesquinhos conseguimos ser. Sempre a refilar com a nossa patética vidinha, quando às vezes é só isso: patética. Quanto mais crescemos, parece que mais fracos somos e vemos negativismo em todo o mais pequeno pormenor.

Cabe a cada um de nós, procurar e encontrar a força e a fé cá dentro e agarrarmo-nos com afinco. E não nos esquecermos: estamos a ser ridículos, exagerados e mimados!

Gostei do texto... claramente um delírio a uma hora inapropriada (traduzindo: vai estudar pah! :P), mas cujo tema de fundo aprecio dissecar.

:)

Beijinhos *

P.S. A década de 80 teve imensa coisa boa, sou fã. Mas cabelos como esse, deviam ser PROIBIDISSIMOS!!! :p

ricardocosta disse...

Obrigado pela mensagem.:). Ainda bem que gostaste deste meu pequeno devaneio.:)

beijos