terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cheers

Já não se fazem séries assim...Claro que agora há mais meios, séries com grandes actores, com grandes argumentistas,histórias complexas, cada vez mais são séries que tentam colar-se à indústria cinematográfica na sua concepção e método...
.
Apesar disso, eu prefiro as séries dos anos 80. Estas continuam a ser as séries que fazem parte do meu imaginário...Não tinham intenção de ser demasiado pesadas, complexas, apenas acompanhar as pessoas, dar-lhe um pouco de ânimo,devolver-lhes um sorriso ao final de um dia de trabalho...Séries de carácter mais familiar, na época em que ainda se via televisão em família no horário nobre...Numa época em que não havia internet para sacar séries atrás de séries e ver no pc...Neste tempos,era um pequeno ritual, sabíamos que era aquela hora específica, que nos sentaríamos no nosso sofá a ver o que esse novo episódio nos traria. Personagens que entravam pela casa a dentro, e que com a sua simplicidade, nos marcavam e depois era como se as conhecessemos desde sempre...

.
Séries que duravam anos, e que por isso, quando desapareciam deixavam um vazio enorme nas pessoas, como se perdessemos a visita de amigos habituais...Eram naifs? Eram, mas representavam se calhar uma época melhor... Imperavam outros valores que não o consumo imediato, individualismo, e em que se dava valor a momentos simples.
.
Séries que tinham por objectivo,dar conforto às pessoas, e capaz de proporcionar bons momentos em frente ao ecrã mesmo naqueles dias em que nem tudo nos havia corrido bem...Capaz de proporcionar aquilo a que chamo de "felicidade televisiva":).

Cheers era assim. Um local familiar, simples, no qual, pessoas de vários quadrantes sociais se encontravam de forma habitual, um ritual em que todos partilhavam momentos, histórias (umas inventadas ,outras sérias), conversas, sorrisos,tristezas,mas tudo sempre com bom humor.
Um local familiar, que valia a pena voltar, afinal ,é bom termos um local em que toda a a gente sabe o nosso nome....:


Sem comentários: