sexta-feira, 7 de março de 2008

Antes do Amanhecer










E se tivéssemos uma 2ª oportunidade com aquela que ficou para trás…?
Esta é a frase da sequela daquele que é para mim dos melhores filmes de todos os tempos… Antes do Amanhecer…
A história de duas pessoas que se conhecem num comboio e que decidem arriscar e passam uma noite juntos em Viena.
Diálogos intensos, interpretações fortíssimas…Mais do que os excelente diálogos e reflexões sobre a vida, as relações o futuro de dois jovens idealistas e complexos é um filme que apaixona e marca pelos silêncios que deixam tanto por dizer…
Um hino á paixão e ao verdadeiro amor capaz de nos fazer acreditar que o amor pode ser tão simples e ao mesmo tempo tão intenso como aquele olhar que Jesse e Celine ao som de Come Here de Kate Bloom.
Eles apenas tinham uma noite e fizeram dela a noite mais inesquecível das suas vidas…












Será que o amor perfeito é assim mesmo? Aquele que é efémero, aquele que perdemos e com o qual sonhamos toda a nossa vida?
O mais credível é que este não é um filme lamechas ou excessivamente romântico, é uma historia que qualquer um de nós pode ou podia ter vivido cada um á sua maneira.
.
.

Acho que não há nada mais transparente que o olhar e acho que o verdadeiro amor dá-se quando todas as palavras estão presentes sem ser preciso que sejam pronunciadas em que um simples olhar diz tudo , o coração bate mais depressa que nunca e parece que paramos no tempo como se juntássemos a brisa de Outono , o por de sol que nos aquece, a chuva miudinha que nos abraça naquela tarde que passeamos indiferentes pelo jardim e o ar a maresia naquela noite que ainda hoje sentimos nos deja vu que a vida nos vai brindando como que brincando com essa linha que traça o vivido e o recordado… É tudo o que de mais intenso sentimos concentrado num só instante…como se por um momento apenas por aquele doce olhar soubéssemos que aquela é a pessoa com quem éramos capazes de passar toda a nossa vida…Sem porquês sem razão ou pensamento apenas deixar-nos levar naquele sonho que de tão intenso é mais real que qualquer sentimento que tenhamos no dia a dia…Não soubemos o que é o futuro nem sabemos o porquê de estarmos naquela situação, só sabemos que se houvesse um momento da nossa vida em que pudesse nunca passar ou acabar seria aquele…
Devemos lutar contra o se…Há momentos na vida que temos que arriscar, que temos que vencer o medo, a rejeição, a timidez e todos os constrangimentos e deixar-nos levar pela magia do inesperado, do instante e entregarmo-nos por esse pedaço de quimera…Não devemos aceitar o que nos é dado, muito menos algo que nos é confortável…não nos devemos entregar ao dia a dia ao que é certo ou errado…Não podemos perder o romance das nossas vidas nem deixar de acreditar que há uma pessoa que pode não ser a mulher dos nossos sonhos nem a nossa alma gémea mas é a pessoa que quando a encontrarmos saberemos que é “a tal”, como se tudo o universo se unisse e conspirasse para que assim fosse, sentiremos no instante em que o nosso olhar se cruze…Se a perdermos os seus beijos serão madrugada , o seu perfume estará em todas as noites de prata e aquele olhar envolvente ,inocente e sonhador naquela noite irá nos marcar para sempre as nossas vida. Nunca mais seremos assim…O tempo muda-nos, há cicatrizes que nos fazem ter que encarar o que nos rodeia de outra forma,mas o verdadeiro amor é aquele em que podem passar 1 mês ou 50 anos e sabemos que éramos capazes de passar por tudo de novo só para ter outra vez aquele segundo, aquele momento em que conseguimos o momento mais puro de felicidade e amor que pode haver na vida…
. .
.

É melhor uma vida simples sem problemas , sem complicações nem dúvidas? Ou uma em que num momento sabemos ter conquistado o mundo com um só beijo?
O que define o antes ou o nunca? Quem nos faz caminhar? O que nos faz sentir vivos? Será quimérico acreditar que não existem barreiras? Que as trevas de hoje só o são porque fomos donos do céu um dia? Será que um amo-te é preciso ser dito quando já está gravado na nossa alma e a carregamos no coração uma vida?
Serão loucos os que sonham então quero-me embebedar de loucura quero viver todos os pequenos nadas que a vida oferece todos os dias
Onde está a parede que afasta o real do imaginado? E ate que ponto não será a realidade crua a maior mentira que o mundo tem para nos oferecer? A realidade só tem que ser aquilo que nela projectamos e acima de tudo aquilo que dela retiramos…
Se me dizem que a poesia é apenas passado vivido eu digo que não, ela é o passado que vivido nos faz voltar a viver, tudo o que a janela do tempo não pode apagar…
Acredito que em todos os momentos há um que nos prende e agarra e acho que mesmo na pior das tempestades conseguiremos sempre nos encontrar…haverá sempre um pequenos espaço…nesse pequeno espaço podemo-nos encontrar, sabemos que não está lá nada mas ao mesmo tempo sabemos que aquele é o nosso abrigo, é tudo… Um local em que não há condições em que não há dor nem rancor nem saudade ou nostalgia apenas o nosso mundo …Nesse local não há espaço nem tempo nem remorsos ou arrependimentos, as palavras não são necessárias para que saibamos que mais real que aquilo não pode existir…
.

.


.
Amor é talvez a palavra mais difícil de se saber o momento certo para a aplicar e acima de tudo o sentimento mais difícil de definir. Poetas passaram a vida a tentar-lo mas ao mesmo tempo não deixa de ser enigmático que de tão complexo possa ao mesmo tempo resultar de gestos tão banais…
Pode acontecer em qualquer lugar a qualquer altura… Jesse e Celine preferiram arriscar e fazer da sua única noite juntos a melhor noite das suas vidas sem olhar para trás e tornaram aquele amor eterno… Quantas histórias ficaram para contar…? Nunca saberão mas sabem que naquela noite viveram num mundo de sonho com paisagens de incrível beleza e momentos únicos que só podem existir quando se sente com a intensidade que eles sentiram nessa noite… Como se estivessem num mundo de sonho nem que fosse apenas por uma só noite que os marcou para sempre…
Passem os anos que passem ambos sempre pensarão naquele/a que ficou para trás…
E sobre isso se debruça o 2º filme, Antes do anoitecer, mas esse ficará para outro dia.
.
Hoje deixo-vos dois vídeos a quem por acaso leia este blog nem que seja por acidente:
http://www.youtube.com/watch?v=nQpYHiB0k6k&feature=related

Este vídeo é com a melhor cena de puro amor que vi filmado.
Uma cumplicidade , um olhar que diz tanta tanta coisa, envergonhado , ingénuo, sonhador e irremediavelmente apaixonado…Vale mais que qualquer palavra que um deles pudesse dizer nesse momento…
.
E deixo aqui um vídeo com o trailer do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=HtvrzpebA6k&feature=related

4 comentários:

sirmister disse...

before sunrise è um dos meus filmes preferidos as interpretações estao fantástica, para mim a melhor parte é esta http://br.youtube.com/watch?v=Ew3XL_fE-M0

ricardocosta disse...

É também uma das minhas cenas favoritas...
Mas a mim toca-me mais aquele olhar que trocam ao som da música...Significa muito mesmo.
Um filme brilhante feito de pequenas coisas que no conjunto se tornam brilhantes.
Obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Oh Ricardo, não te sabia um romântico! :) gostei de ler este post (tás um verdadeiro escritor) embora n tenha nenhuma adoração especial pelo filme... gostei das tuas palavras..

ricardocosta disse...

Obrigad pelo comentário Ana.Ja agora,permites-me saber o teu último nome para ter a certeza que és quem eu estou a pensar que és?;)

beijinhos