domingo, 27 de janeiro de 2008

Sporting-Porto



Hoje o Porto provou o porquê de eu não acreditar que possamos chegar muito longe na champions este ano apesar do excelente onze que temos


.O nosso treinador....


Atenção,eu acho que o Jesualdo tem feito um excelente trabalho,mas o facto é que ele nos grandes jogos demonstra não ter a mentalidade de um treinador de equipa grande.Pensava que ele apenas o fazia na champions e que na liga já se tinha deixado disso após a vitória na LUz...mas afinal não..


Hoje o Porto entrou a perder quando o Jesualdo desmonta as rotinas de jogo de um 4-3-3 que explora as nossas ra´pidas transições e jogo pelas faixas por um 4-4-2 losango defensivo em que deixa Quaresma perdido no meio e a receber a bola muito atrás e longe das zonas do terreno aonde desiquilibra dando-se mais á marcação..


O jogo de hoje sería uma oportunidade de ouro de cilindrar os fracos laterias do Sporting com Quaresma de um lado e Lisandro do outro...


Ao invés disso Jesualdo fez o favor a Paulo bento de não pressionar os seus fracos laterais....Depois Jesualdo teve a lata de não retificar o erro a 1ª parte inteira não mexendo na equipa quando perdia por 2-0.Mesmo assim o Porto falhou muitos golos feitos e o árbitro deu uma mãozinha ao Sporting.


Mas Jesualdo tinha que continuar a inventar e na 2ª +parte quando o Porto carregava e se pedia risco e talvez Helder Barbosa na faixa esquerda,Quaresma na direita e os 2 argentinos na frente eis que Jesualdo se lembra de acrescentar ao joso Mariano..


Nao lhe terá chegado as péssimas exibições de Mariano toda a época???






2ª asneira,na altura que era para ir com tudo para a frente e não havia nada a perder,Jesualdo tira Quaresma que mesmo muito marcado pode resolver o jogo num lance e troca-o por Barbosa.Troca por troca num jogo em que o Porto faltando pouco para o fim perdia de 2???


Essa professor tem que a explicar,tal como a entrada do Mariano,tal como essa sua tendência suícida de nos jogos fora contra grandes equipas inventar e colocar a equipa á defesa retirando-lhe o seu sistema de jogo enraizado..Medo de quê?do 4º classificado da liga a 14 pontos do Porto?




Eu entendía(com muito custo) que o fizesse com o Sporting e Benfica perto do Porto,agora com o campeonato quase resolvido???.Helton tal como no ano passado em Londres deu um frango que comprometeu a equipa mas mais grave demonstra desconcentrações inaceitáveis.Acho que só lhe fez ma ter deixado de ter Baía no banco...Ele precisa de sentir pressão para jogar concentrado.Ele desde que Baía se retirou tem andado relaxado demais.Mal por mal prefiro o Nuno.Acho que o Helton está a precisar de banco....




.Mesmo assim gostei da atitude dos jogadores que mesmo com o treinador a prende-los num sistema que não é aquele em que eles se sentem mais confortáveis,msm assim deram tudo e só lhes faltou serem mais eficientes.Nota de destaque para Lisandro hoje...Um guerreiro,o melhor em campo mesmo com o Porto perdendo.


Os comentadores aqui em ESpanha não pararam de o elogiar todo o jogo,e ele merece todos os elogios e mais alguns....Já o Helton foi fortemente criticado,e um dos comentadores dizia que não é guarda redes para o Porto porque falta-lhe o fundamental num guarda redes,a estabilidade e segurança.e o Helton é capaz do melhor e do pior...Já discordei mais,hoje acho que este Helton está a milhas daquele que conquistou a titularidade a Baía..






Gostava de ouvir as explicações de Jesualdo para as substituições e o porquê dele sempre alterar a táctica quando a equipa joga fora nos grandes jogos...O Porto tem que se adaptar ao Sporting???Não brinquem comigo,com a diferença actual entre as duas equipas e mesmo que não a houvesse o Sporting é que tem que se adaptar ao Porto




.Na champions a nossa única chance é jogar a 2ª mão em casa para rectificar as invenções medrosas de Jesualdo nos jogos fora...


O que me espanta é que Jesualdo é uma pessoa inteligente e ainda não teve a capacidade de concluir que sempre que ele inventou nos jogos fora os resultados foram sempre mais maus do que bons,algumas das vezes até mesmo catastróicos como no ano passado em Londres com Arsenal e este ano em Liverpool....


.


.


Este resultado em termos prácticos não belisca minimamente a excelente campanha do Porto e um campeonato quase resolvido.


Perturba é o planeamento de rotatividade que se podería fazer tendo em conta os jogos da champions que aí vêm...


Assim sendo,o Porto apenas poderá pensar em rotatividade depois do derby entre Benfica e Sporting.


.


Vai uma aposta como os jornais da capital amanhã vão ter capas repletas de euforia a dizer que o campeonato está relançado...?


Hoje foi uma derrota que não me custou tanto como a da Madeira,porque uma equipa como o Porto quando perde só pode perder como perdeu hoje...Com o dobro dos ataques e o dobro dos remates do seu asversárioe co6 ou 7 chances de golo iminentes dominando todo o jogo...


Uma equipa grande como o Porto só pode perder assim,dominando,deixando tudo em campo e chegar ao final do jogo sabendo que o resultado podería ter sido outro como hoje.


3 comentários:

Pedro Silva disse...

Finalmente grande Postiga, começas a criticar o Prof. pelas asneiradas que o gajo tem feito... Eu quando vi o onze inicial na TV disse cá para mim:

"- Pronto, lá vai o Alheiras jogar á defesa tal como tinha previsto, errei apenas foi no sistema de jogo"

Acredita no que te digo, este Treinador não presta, tem é uma grande equipa nas mãos e vamos a ver se ele consegue por a cabeça do Quaresma outra vez no sítio.
Quanto á derrota em Alvalade, como disse no meu Blog e em outros espaços, o que chateia é a forma como o FC Porto perdeu, porque dominou o jogo e teve imensas oportunidades para sair de Lisboa com os 3 pontos... Paciência, no Sábado é o Leiria quem vai pagar podes crer!!!

E continua que o teu Blog já está a melhorar!!!

Saudações Portistas!!!

http://misticaazulebranca.blogspot.com/

ricardocosta disse...

Obrigado pelo comentário Pedro.
Não vou tão longe,acho que o professor tem feito um excelente trabalho esta época...
Não dá para dizer que ele é mau treinador quando o Porto é líder incotestável como é e tem feito uma excelente champions.
Isto numa equipa que tem pouco mais que onze jogadores,onze muito bons é certo mas apenas onze...
Mas vejo as coisas mais bem paradas,agora com o regresso do Tarik volta o trio de ataque que tanto tem brilhado esta época.
E também é bom saber que ganhamos uma opção no banco com o Farías e o Helder Barbosa,opções que nos faltavam e que podem ser muito úteis agora que se aproximam os jogos da champions...
Tenho é pena que o Jesualdo ainda não tenha aprendido que sempre que ele inventa nos jogos fora a mudar a táctica o Porto perde...
É a única crítica que lhe faço.
Ele tem que deixar de ser tão medroso nos jogos grandes.
Para ser campeão em Portugal chega e sobra,mas para vencer na Champions é preciso que o Jesualdo seja mais corajoso.
.
abraço

Douglas disse...

Sem problemas, Ricardo. É questão de gosto. Não gosto da liga inglesa e acho boa parte dos times da Ilha superestimados. O desempenho deles nas Champions League desde 1991/1992 confirma isso (ainda que os ingleses tenham chegado às fases decisivas nas últimas edições).

O campeonato inglês é o mais assistido no mundo. Tem muita gente que gosta. Eu não gosto. Acho um jogo extremamente corrido e pouco pensado. Imagino que deva ser igualmente entediante para um fã do futebol inglês assistir a jogos do Campeonato Brasileiro, demasiadamente cadenciados e, a cada ano que passa, menos técnico.

Adendo: em nada a minha má vontade com os Ingleses deprecia o futebol que C. Ronaldo está jogando. Longe disso. O menino com certeza faria mais ou, quem sabe, melhor na Liga Espanhola, por exemplo. O futebol inglês, é claro, não é de todo uma porcaria. Não dá para negar a supremacia dos times da Ilha durante a segunda metade da década de 1970 até meados da década de 1980, ou a classe de Paul Scholes, Bobby Charlton ou George Best - oops, Best nasceu em Belfast.