domingo, 20 de janeiro de 2008

Massa Assobiativa


Ontem não pude ir ao estádio do Dragão para o jogo da taça contra o desportivo das Aves em que apesar da pior afluência dos últimos tempos no Dragão(20 mil pessoas) chegou mesmo assim para ser superior ás dos seus rivais de Lisboa.
Mas há algo que me perturbou e que já me vem perturbando há algum tempo…
A atitude dos adeptos do Porto que vão ao estádio…O Porto está hoje a 11 pontos do 2º classificado,passou em 1º na champions e mesmo assim ainda há adeptos que mais depressa assobiam a equipa do que aplaudem…É a chamada massa assobiativa…
Estes adeptos estão mal habituados, habituados a uma equipa que sempre vence o campeonato com tranquilidade nos últimos anos e que exige sempre mais,mas chega uma altura em que é preciso colocar a mão na consciência para se aperceberem o quão injustos e arrogantes para com a equipa que se estão a tornar…
Penso que muitos dos que assobiam foram aqueles que vaticinavam um futuro negro com Jesualdo no banco e agora custa-lhes engolir o orgulho e admitirem o excelente trabalho que o professor tem desenvolvido.
Mas o mais grave é que tem havido uma moda nos últimos tempos que é assobiar aquele que tem sido nos últimos anos o melhor jogador do Porto e do campeonato português..Ricardo Quaresma.
O típico adepto do Porto de meia idade que vai ao estádio não tem uma mentalidade muito aberta em relação ao futebol e não simpatiza com jogadores que têm na sua génese futebolística o drible e que além disso seja jovem e confiante para a arriscar.
Falta cultura futebolística a esses adeptos…são adeptos que só valorizam o chamado “jogador á Porto” que foi uma figura criada durante anos que deve ser um jogador que sue muito a camisola e que corra muito,se esforce muito sendo depois secundário se ele tem técnica ou se faz jogadas de levantar o estádio…
Esses adeptos sonham com uma equipa com jogadores como: Kaz,Bollati,Meireles,Lisandro,Farias,Adriano etc…jogadores que se esforcem mas que não façam nada fora do plano, nenhuma jogada individual que os possa fqazer saltar da cadeira…
Dizem que o Quaresma se agarra muito á bola que por vezes é displicente…óbvio que o Quaresma não é perfeito ,mas o que as pessoas têm de entender é que um jogador como o Quaresma é uma força da natureza e que não o podemos mudar, podemos sir moldar ao serviço da equipa como o fizerem Adrianse e agora Jesualdo mas ele não pode deixar de ser quem é, ele é o criativo da equipa, o único no sentido de transportar jogo uma vez que perdemos Anderson no meio, sendo assim é mais do que natural que ele tenha que arriscar e partir para cima e é também natural que ele tenha que perder mais bolas que os outros porque e aquele também que tem que arriscar mais…
Os adeptos do Porto têm a memoria muito curta…No estádio assobiam-no em 30 minutos com o Aves mas esquecem-se o quanto lhe agradecem quando ele sozinho resolve jogos como ainda este ano o fez no Estádio da Luz…
Como é possível assobiar aquele que foi o jogador mais importante nos últimos 2 campeonatos do Porto?No último com Lucho a meia bomba o Quaresma durante largos jogos deu vitórias e momentos inesquecíveis ao Porto…
Como é possível Quaresma ser tão admirado por adversários, pela imprensa e por adeptos de toda a Europa fora e depois ser assobiado no estádio do clube que defende?
Com razão Quaresma fartou-se e demonstrou que isso só torna ainda mais segura a decisão de saltar para uma grande liga no próximo ano aonde os seus adeptos não sejam ingratos e saibam admirar bom futebol e vangloriem um dosa poucos génios do futebol hoje em dia que é o Quaresma.
Génios sempre foram incompreendidos, Quaresma no Porto é mais um. O adepto do Porto é um adepto difícil porque tem as expectativas muito altas e não admite erros. Uma das coisas que eu mais detesto no típico adepto portista de estádio é que todos têm aquele ar paternalista em relação aos jogadores mais jovens ou mais irreverentes e querem que todos sejam raçudos e que suem a camisola preferindo uma equipa de raça mas descurando e olhando de lado para o futebol magia que também é necessário.
Grandes tecnicistas no Porto passaram por esses problemas como o Capucho ou mais recentemente o Diego sendo todos muito criticados por essa massa adepta de meia idade que para eles o futebol é só transpiração e pouca inspiração…
Não é um caso único também noutros clubes… Káká é hoje considerado o melhor jogador do Mundo e também foi assobiado no São Paulo quando lá jogava e hoje todos o admiram…
Ricardo Carvalho tal como muitos jovens que passam pelo Porto quando foi lançado foi queimado pela nossa massa assobiativa. O Hugo Almeida igual e agora anda a marcar golos atrás de golos na Alemanha…
Esses adeptos são os mesmos que se calhar vão-se lamentar quando o Quaresma sair e quando ele for destaque numa grande liga vão bater com orgulho no peito dizendo que ele se fez jogador no Porto e aí já não se vão lembrar o quanto foram injustos com ele…

São adeptos algo retrógadas e que não gostam de futebol espectáculo. A eles recomendo que vão para o Boavista, lá encontrarão a máxima de Pacheco de jogadores altos ,fortes e maus.
Eu quero jogadores raçudos mas também quero jogadores que dêm pontapés na monotonia e que resolvam jogos com uma jogada como faz o Quaresma e que nos façam estar expectantes com a sua próxima jogada e com aquela sensação que a qualquer momento podem criar um momento de pura magia.
Esta equipa tem sido inexcedível, têm-nos dado motivos para ter orgulho com exibições convincentes e grandes resultados…têm sido eles a puxar pelos adeptos e não o contrário…
Quando a equipa tem quebras e precisa deles como em jogos com a Naval os adeptos em vez de mostrarem o seu apoio e ajudarem a equipa só a deitam mais abaixo.
Custa-me dizer isto como portista mas os adeptos do Porto este ano não merecem esta equipa…
A equipa vale muito mais que os seus adeptos neste ano. Eles nunca nos deixaram ficar mal, têm feito um trabalho notável e feito tudo pelos adeptos e os adeptos não têm feito nada por eles.
.
O mais grave é que aqueles que têm vindo assobiar o Quaresma não tem a inteligência suficiente para se aperceber que assim estão directamente a prejudicar o nosso clube.
1º porque o Quaresma se ainda tivesse alguma chance de se manter no Porto deixou de a considerar porque o seu futebol já estava muito acima daquilo que este campeonato merece e agora está acima do que alguns adeptos do Porto merecem.
2º Todos estamos fartos de saber que a nossa comunicação social está sempre á espreita por algum incidente por mais pequeno que seja para tentar desestabilizar o Porto e agora graças as estes adeptos um grupo que estava seguro, confiante e com tranquilidade para trabalhar vai ser atrapalhado com a imprensa tendenciosa que nós temos a tentar arranjar uma polémica no Porto e a explorar de forma sangue suga a atitude de alguns adeptos que não tem noção dos seus actos.
.
Meu conselho para a massa assobiativa, para fazerem esse lindo serviço e prejudicarem um clube que só nos tem dado alegrias façam-me um favor fiquem em casa…Não precisamos de adeptos que nada sabem de futebol e que vão para o estádio para comer pipocas e soltar umas frustrações…
Eu nunca assobio no estádio se o fizesse não tenho dúvidas que esses assobios iriam para os adeptos que têm ido ao Dragão esta época.

3 comentários:

Pedro Silva disse...

Amigo Postiga, antes de mais quero te agradecer pelo comentário que deixaste no meu Blog e tal como tu disseste da outra vez: "que seja o 1º de muitos".

Quanto ao teu Post apenas me apetece dizer que em parte tens toda a razão, mas a meu ver é nestas pequenas coisinhas como os assobios que se vem os grandes Profissionais, porque aqueles que são mesmo grandes jogadores ignoram os assobios venham eles de quem vierem e não dão pretextos para que o Futebol Clube do Porto seja falado pelos piores motivos... E é isto que critico no Quaresma e nada mais. Olha o exemplo do Lucho que também foi assobiado e ainda o é muitas vezes, mas ele nem liga, porque tal como dizes no teu Post, o adepto que assobia no lance a seguir bate palmas e diz logo que é o maior fã dele. Estes adeptos também pagam bilhete e como tal tem o Dto. de se manifestar, eu pelo menos penso assim desde que não me chateiem quando eu estou lá no meu lugar do Dragão, e garanto-te que raramente tenha dado um berro para dentro do campo, porque também de nada me serve estar a mandar bocas para o ar e porque eu vou ao estádio para ver Futebol e não para descarregar as minhas emoções como faz esta massa assobiadeira como lhe chamas...

Saudações Portistas!!!

http://misticaazulebranca.blogspot.com/

ricardocosta disse...

Amigo Pedro.
Eu também acho que o Quaresma falou de cabeça quente e que se fosse agora não falaría daquela maneira pois ele sabe que muitos portistas o veneram e não pode colocar esses no mesmo saco dos que assobiam.
Mas acho mais desculpável e compreensível o desaabafo do Quaresma a quente e farto de ser assobiado a cada passe falhado ou finta falhada que os adeptos que o têm perseguido nos últimos tempos...
Não é assimque devemos tratar os nossos craques,para serem assobiados e desavalorizados já têm o pais inteiro contra eles...
No Dragão eles devem-se sentir acarinhados e apoiados nos bons e maus momentos.
Mais apoio dos adeptos e menos arrogância é o que se deve exigir...
abraço pedro

Jorge Mota disse...

Caro Ricardo Costa,

Gostaria que me contactasse para o meu email. Esta a tentar contactá-lo, mas não encontro o seu email em lado algum.

fjsm74@hotmail.com

Um abraço.
PS: Se quiser, pode apagar este comentário assim que o leia.